quinta-feira, 5 de julho de 2007

Comportamentos dos jovens que estão modificando hábitos de consumo

Nem sempre consigo antecipar todos os movimentos que estão impactando na forma como as marcas devem se comportar para gerar aceitação de seus produtos, mas alguns pontos relevantes se tornam tão visíveis que podemos agrupar como "tendências" e indicá-las para uma análise mais rica do ponto de vista do planejamento de comunicação. Esses comportamentos que listei abaixo são um exemplo pertinenente disso. São movimentos que jovens e adolescentes estão fazendo há algum tempo e que já estão sendo refletidos em todas as esferas sociais.

  • Solidão e redes sociais. Os jovens continuam sendo uma geração pontuada por contradições. Atualmente eles estão conectados em várias redes sociais, mas se conectam através do isolamento de seus quartos.
  • Vida Customizada. Os jovens de hoje em dia estão customizando vários aspectos da sua vida. Das listas de música ao vestuário. Os jovens querem ter coisas que todos reconheçam, mas que sejam únicas.
  • Orgulho Local. Cada vez mais os jovens desenvolvem fortes raízes com seus locais de origem. E fazem disso parte da sua identidade GLOBAL.
  • Febre de blogs. Os jovens atualmente estão olhando um amplo espectro de fontes de informação, e estão ávidos por experimentar fontes geradas por outros pares através dos seus blogs. Revistas on-line sobre moda e streetwear, sites de músicas, e notícias on-line sobre eventos estão jogando mais lenha na fogueira.
  • Sem limites locais ou de fronteiras. Consumidores jovens estão procurando aquilo que lhes interessam sem se limitar à shoppings próximos ou a lugares tradicionais de consumo. Não interessa em que local do planeta esteja o que eles querem, eles vão achar e consumir.
  • Marcas Indie . Os jovens vem rejeitando cada vez mais as “grandes marcas” e esse movimento por selos ou marcas independentes está cada vez mais forte.
  • Barganhando, trocando talentos e fazendo favores. Os jovens estão cada vez mais ligados em redes em que eles possam trocar seus talentos pessoais por coisas que eles queiram. Eles estão criando uma rede de troca de favores como moeda corrente.

livre tradução: wgsn - the hot stuff 2007 - youth behavior

terça-feira, 3 de julho de 2007

O que é o que é na WEB 2.0?

Várias pessoas já ouviram falar sobre os conceitos de web 2.0, mas embora muitas pessoas já utilizem a web 2.0 no dia-a-dia, muitos ainda não perceberam realmente as ferramentas e os termos presentes nesse negócio. Como tenho respondido muitas dúvidas sobre as ferramentas, resolvi publicar um o que é o que é para ajudar no entendimento dessas ferramentas. Seguem então as principais definições:

Blogs (termo para Web logs) São jornais ou diários online hospedados em um web site e frequentemente distribuídos e oferecidos em outros sites ou para leitores diretos usando RSS (Ver abaixo). Exemplo é esse blog que você está lendo.

Inteligência da coletividade se refere a qualquer sistema que se propõe através de códigos algorítmicos a dividir a expertise de um grupo sobre a expertise individual para ajudar no processo de tomada de decisão. Tecnologias que contribuem para a inteligência da coletividade incluem publicações colaborativas, banco de dados partilhados e liberação de direitos autorais para dividir conhecimento. Exemplos: Mecanismos de buscas (Google), recomendações (amazon), etc.

Mash-ups É a junção de conteúdo de diferentes fontes online para criar um novo serviço. Um exemplo de mash-up poderia ser um programa que juntasse conteúdo de apartamentos para serem vendidos com o google maps mostrando a localização deles.

Peer-to-peer networking (conhecido também como P2P) É a técnica para distribuir eficientemente distribuir / partilhar arquivos (videos, música, textos) em toda a internet ou para um grupo fechado de usuários. Diferentemente do método tradicional de guardar arquivos em um servidor único, que pode derrubar facilmente o servidor caso todos os usuários acessem o servidor simultaneamente, a rede P2P distribui os arquivos ao longo de todas as máquinas de usuários que estão na rede. Alguns sistemas inclusive dividem “pedaços” dos arquivos em várias máquinas, como o Joost por exemplo.

Podcasts São gravações de áudio ou vídeo – um formato multimídia de um blog ou outro conteúdo. São frequentemente distribuídos através de um agregador de conteúdo como o Itunes por exemplo.

RSS (Really Simple Syndication) Formato que permite que as pessoas assinem distribuição de conteúdo online de notícias, blogs, podcasts ou qualquer outro meio de informação.

Redes sociais Se referem a sistemas que permitem que membros de determinados sites possam compartilhar ou aprender com outros membros suas habilidades, talentos, interesses, conhecimento e preferências. Exemplos disso: Orkut, Myspace, Linkedin, facebook, etc.

Web services São softwares que possibilitam que diferentes sistemas comuniquem entre si automaticamente de forma a trocar informações ou conduzir transações através da internet. Por exemplo: um varejista pode trocar informações sobre seu estoque com o atacadista através de internet e um atualizar o inventário do outro ou até mesmo fazer pedidos de reposição automaticamente através da rede.

Wikis, como a Wikipedia, são sistemas que permitem a publicação colaborativa. Eles permitem que vários autores possam contribuir em um documento ou em uma discussão online.