terça-feira, 3 de julho de 2007

O que é o que é na WEB 2.0?

Várias pessoas já ouviram falar sobre os conceitos de web 2.0, mas embora muitas pessoas já utilizem a web 2.0 no dia-a-dia, muitos ainda não perceberam realmente as ferramentas e os termos presentes nesse negócio. Como tenho respondido muitas dúvidas sobre as ferramentas, resolvi publicar um o que é o que é para ajudar no entendimento dessas ferramentas. Seguem então as principais definições:

Blogs (termo para Web logs) São jornais ou diários online hospedados em um web site e frequentemente distribuídos e oferecidos em outros sites ou para leitores diretos usando RSS (Ver abaixo). Exemplo é esse blog que você está lendo.

Inteligência da coletividade se refere a qualquer sistema que se propõe através de códigos algorítmicos a dividir a expertise de um grupo sobre a expertise individual para ajudar no processo de tomada de decisão. Tecnologias que contribuem para a inteligência da coletividade incluem publicações colaborativas, banco de dados partilhados e liberação de direitos autorais para dividir conhecimento. Exemplos: Mecanismos de buscas (Google), recomendações (amazon), etc.

Mash-ups É a junção de conteúdo de diferentes fontes online para criar um novo serviço. Um exemplo de mash-up poderia ser um programa que juntasse conteúdo de apartamentos para serem vendidos com o google maps mostrando a localização deles.

Peer-to-peer networking (conhecido também como P2P) É a técnica para distribuir eficientemente distribuir / partilhar arquivos (videos, música, textos) em toda a internet ou para um grupo fechado de usuários. Diferentemente do método tradicional de guardar arquivos em um servidor único, que pode derrubar facilmente o servidor caso todos os usuários acessem o servidor simultaneamente, a rede P2P distribui os arquivos ao longo de todas as máquinas de usuários que estão na rede. Alguns sistemas inclusive dividem “pedaços” dos arquivos em várias máquinas, como o Joost por exemplo.

Podcasts São gravações de áudio ou vídeo – um formato multimídia de um blog ou outro conteúdo. São frequentemente distribuídos através de um agregador de conteúdo como o Itunes por exemplo.

RSS (Really Simple Syndication) Formato que permite que as pessoas assinem distribuição de conteúdo online de notícias, blogs, podcasts ou qualquer outro meio de informação.

Redes sociais Se referem a sistemas que permitem que membros de determinados sites possam compartilhar ou aprender com outros membros suas habilidades, talentos, interesses, conhecimento e preferências. Exemplos disso: Orkut, Myspace, Linkedin, facebook, etc.

Web services São softwares que possibilitam que diferentes sistemas comuniquem entre si automaticamente de forma a trocar informações ou conduzir transações através da internet. Por exemplo: um varejista pode trocar informações sobre seu estoque com o atacadista através de internet e um atualizar o inventário do outro ou até mesmo fazer pedidos de reposição automaticamente através da rede.

Wikis, como a Wikipedia, são sistemas que permitem a publicação colaborativa. Eles permitem que vários autores possam contribuir em um documento ou em uma discussão online.

Nenhum comentário: