quarta-feira, 25 de julho de 2007

Vai um conselho aí?

"Conselho se fosse bom não se dava, se vendia". Convivo com essa frase desde que me entendo por gente. Aliás, acredito que a maioria das pessoas conviva com essa afirmação. É sobre isso que quero escrever hoje. Para se ter "bons conselhos" as pessoas estão predispostas a pagar, ou invertendo um pouco o negócio, as pessoas que realmente podem dar bons conselhos não mais querem dar gratuitamente, e sim vendê-los.

Ora ora, que maluquice é essa? Hoje temos a capacidade de publicar e tornar acessível a opinião de qualquer especialista sobre qualquer assunto a custo quase zero. É isso mesmo, o fenômeno da cauda longa é impressionante no mercado do conhecimento. Se o conhecimento está mais acessível e hoje constatamos que estamos numa era de hipercompetitividade, aonde temos o paradoxo da escolha e a "stressisão" reinando no cenário, cabe aos especialistas darem conselhos sobre o que é bom e o que é ruim na área de conhecimento deles.

Os orientadores profissionais, que atuam como consultores, como "personais"qualquer coisa, tem na verdade formas de gerar receita para seus conselhos. Uma é prestando assistência pessoal para seus contratantes, e outra - enorme hoje - é através da blogosfera que aqui nos encontramos.

Vários blogs especialistas sobre um assunto geram tráfego e tráfego é receita. Aliás a grande maneira de receita do Google hoje é de colocar anúncios certos nos lugares de conteúdos pertinentes a determinado assunto. Não interessa se é da Editora Abril, da TV Globo ou do Marcio Borges,o que interessa é que o anúncio tenha pertinência com o conteúdo gerando maior chance de efetividade do anúncio em questão. Ou seja, ganha o Google, ganha o gerador de conteúdo (se tiver aberto o espaço para publicidade), ganha o anunciante e principalmente o leitor. Essa eficiência é que está mudando a cauda longa da publicidade. Você só paga a publicidade se ela tiver tido efeito. Com isso menores anunciantes estão entrando no mercado e publicadores estão podendo ser remunerados.

No mercado publicitário e na vida fora da Blogosfera, várias empresas estão sendo criadas para vender "idéias". A Naked de londres só é remunerada pelas idéias que produz. Ou seja "Conselho bom é conselho vendido".

Quer um conselho? Aproveita o que estou dizendo e vai estudar um pouco mais essa questão da cauda longa, das mídias digitais e das redes sociais. Esse conselho é bom e ainda está de graça.

Um comentário:

disse...

No período em que fui sua aluna, tive a oportunidade de receber alguns ‘conselhos’ bem especiais. Todos apresentados com a seriedade necessária, sem dispensar o sorriso seguro de quem sabia o que estava falando. O conselho deste artigo pode parecer de graça, mas tem dois pré-requisitos para ser absorvido em sua totalidade: conhecimento de mundo e maturidade emocional. Agradeço pela riqueza de ontem e pelo presente de hoje.
Letícia Di Maio