Comportamentos dos jovens que estão modificando hábitos de consumo
Nem sempre consigo antecipar todos os movimentos que estão impactando na forma como as marcas devem se comportar para gerar aceitação de seus produtos, mas alguns pontos relevantes se tornam tão visíveis que podemos agrupar como "tendências" e indicá-las para uma análise mais rica do ponto de vista do planejamento de comunicação. Esses comportamentos que listei abaixo são um exemplo pertinenente disso. São movimentos que jovens e adolescentes estão fazendo há algum tempo e que já estão sendo refletidos em todas as esferas sociais.
- Solidão e redes sociais. Os jovens continuam sendo uma geração pontuada por contradições. Atualmente eles estão conectados em várias redes sociais, mas se conectam através do isolamento de seus quartos.
- Vida Customizada. Os jovens de hoje em dia estão customizando vários aspectos da sua vida. Das listas de música ao vestuário. Os jovens querem ter coisas que todos reconheçam, mas que sejam únicas.
- Orgulho Local. Cada vez mais os jovens desenvolvem fortes raízes com seus locais de origem. E fazem disso parte da sua identidade GLOBAL.
- Febre de blogs. Os jovens atualmente estão olhando um amplo espectro de fontes de informação, e estão ávidos por experimentar fontes geradas por outros pares através dos seus blogs. Revistas on-line sobre moda e streetwear, sites de músicas, e notícias on-line sobre eventos estão jogando mais lenha na fogueira.
- Sem limites locais ou de fronteiras. Consumidores jovens estão procurando aquilo que lhes interessam sem se limitar à shoppings próximos ou a lugares tradicionais de consumo. Não interessa em que local do planeta esteja o que eles querem, eles vão achar e consumir.
- Marcas Indie . Os jovens vem rejeitando cada vez mais as “grandes marcas” e esse movimento por selos ou marcas independentes está cada vez mais forte.
- Barganhando, trocando talentos e fazendo favores. Os jovens estão cada vez mais ligados em redes em que eles possam trocar seus talentos pessoais por coisas que eles queiram. Eles estão criando uma rede de troca de favores como moeda corrente.
livre tradução: wgsn - the hot stuff 2007 - youth behavior
Nenhum comentário:
Postar um comentário