Orientação profissional na "stressisão"
Conforme venho abordando recentemente sobre a decisão de compra tomada sobre stress, hoje vou escrever e exemplificar sobre a orientação profissional como influenciadora no processo de decisão de compra de produtos e serviços.
Normalmente o processo de compra se dá através de alguns papéis desempenhados ou pela mesma pessoa ou por mais de uma pessoa dada à característica do produto e a sua complexidade. Estamos acostumados com a figura tradicional do vendedor como um auxiliar para nos ajudar a decidir por um ou por outro produto. A discussão feita anteriormente sobre o contexto da hipercompetitividade, nos mostrou que a angústia de compra atualmente está criando um novo papel. Os consumidores hoje ficam inseguros para comprar. E querem ter uma opinião isenta (sem influência comercial) para decidirem suas compras.
Essa orientação profissional se reflete numa nova influência, que alguns varejistas antenados já perceberam e estão colocando em prática. Atualmente, dentro das lojas dos supermercados Zona Sul, existem profissionais atuando como "masters de queijo" e "master de vinhos". O que eles fazem? Auxiliam o consumidor do Zona Sul a optarem, dentro da ampla oferta existente, pelo produto que melhor vai atender às suas características.
Dentro dos shoppings Rio Design (Barra e Leblon /RJ), durante alguns períodos do ano, podemos encontrar os "consultores de estilo". O que eles fazem? Ajudam os consumidores a escolherem as roupas e acessórios que mais combinam com suas características.
E hoje, folheando o O Globo, me deparei com um anúncio da "Promoinfo" (ex-info shopping com filiais no Centro, na Barra, na Av.Suburbana, na Tijuca e em Nova Iguaçu) dizendo sobre o "orientador promoinfo". O que ele faz? Ajuda os consumidores a decidirem sobre os equipamentos de informática mais adequados às suas necessidades.
Na verdade esses "consultores, orientadores, personais, etc" estão revertendo uma lógica corrente. A primeira é que eles são pagos pelo varejo, ou seja, não são comissionados e isso tira um aspecto comercial que hoje o consumidores não querem mais. A segunda é que eles são treinados para auxiliar um consumidor que hoje tem dúvida na hora de escolher. E a terceira é que hoje eles estão trazendo para o varejo tradicional uma lógica que já acontece no ambiente on-line, que é a recomendação por outras pessoas e principalmente a recomendação de especialistas em seus blogs.
Essa lógica e esses fatos me demonstra claramente a tese que defendo há tempos. A influência da compra hoje está criando mais papéis. Papéis claros na cabeça do consumidor e nem sempre claros na cabeça dos profissionais de marketing e de comunicação.
Hoje em dia, com as ferramentas disponíveis, dar poder ao consumidor para que ele amplie sua comunicação é no mínimo indispensável.
2 comentários:
Fico muito feliz em saber que o projeto Orientador Promoinfo está sendo muito importante e indiretamente influenciando na vida dos consumidores brasileiros,
influenciando no sentido de busacar informações sobre o produto desejável. O Projeto Orientador Promoinfo vem ajudando os consumidores a relizar suas compras com mais segurança e qualidade, passando para o cliente exatamente o que ele estará comprando, não levando um produto desatualizado do mercado mesmo sendo dito pelo vendedor que é o mais atualizado, so para se livrar das mercadorias antigas contidas no seu estoque.
Mas Felizmente estamos vivendo a era da informação, onde se é possível está adquirindo informações sobre tudo e mais um pouco em qulaquer lugar mundo, seja um produto tecnológico lançado recentemente no mercado, se é seguro comprá-lo, a qual perfil ele atende, entre inúmeras outras questões.
Uma Parte dos consumidores hoje estão em busca de produtos com qualidade e que ofereça maior garantia, já outra parte está em busca de preços mais baratos e nem sempre possuem melhor qualidade e nem melhor garantia.
Consumidores Fiquem Ligados !
Parabéns Marcio Borges, seu Blog está muito Legal !
sucesso !!!!!!!!!!!!!
sou o carinha da foto !!!!!!!
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