sexta-feira, 22 de junho de 2007

Mídias Digitais: Potencial Real

Em 1993 a AT&T lançou um campanha chamada "you will". Essa campanha mostrava o que poderíamos estar fazendo no futuro. Todos os filmes aqui.



O que de fato se discute hoje é que a digitalização de conteúdos nos permite uma abrangência muito maior do que foi prevista. Afinal de contas uma tela LCD em um ponto de venda pode estar mostrando a utilização de produtos, performance, etc.

Hoje uma viagem turística pode estar sendo acompanhada de informações - na sua língua - sobre o local visitado, via SMS ou MMS. Na verdade já até existem locais em que você envia um "torpedo" no ponto turístico em que você está e recebe de volta no seu celular a explicação daquele ponto, sua história, fatos relevantes e tudo o que você quiser saber... imaginem isso em um ponto de venda!

A efetividade da comunicação passa por pontos chaves sobre busca e interesse. Daí a enorme valorização do Google hoje em dia, afinal, o Google é a maior e melhor ferramenta de busca (search) disponível no mercado hoje. Ou seja, se você busca algo que você tem interesse, nada melhor para um produto ou marca do que estar associado ao resultado dessa busca. Cada vez mais poderemos estar convergindo os pontos chaves da relação de eficiência da comunicação: Emissor - mensagem - receptor. Isso independentemente da plataforma que estiver sendo utilizada, afinal de contas o consumo das plataformas ainda vai estar associado ao hábito de cada um. Ou que quero dizer: As pessoas ainda querem ver filmes em seus home-theaters com suas grandes telas sentadas em seu sofá, não em uma telinha de celular. Em contra-partida uma informação de localização (que rua eu estou?) provavelmente será muito visualizada em uma telinha de celular remotamente. Ou seja, o que me interessa - como comunicador - é o que o consumidor busca naquele momento e de que forma meu produto ou marca podem estar associados positivamente naquele momento, entregando informação de valor e relevância para o consumidor que está buscando um assunto que ele tem interesse. Isso independente dele estar no PDV ou em casa assistindo um filme.

3 comentários:

Vinícius Theodoro disse...

Eu como bom aluno seu ja ouvi muito isso tudo e concordo com muita coisa, ai sempre vem aquela velha pergunta: Onde é que isso vai parar??

Bom tenho aqui mais um vídeo apocaliptico no estilo EPIC 2015!

http://br.youtube.com/watch?v=xj8ZadKgdC0

Ireal mas intrigante, apocaliptico mas interessante !

abraços

Vinícius Theodoro disse...

Que feio ... cade o principio da web 2.0, da web colaborativa ?? tem q rolar uma aprovação do texto ... rsrs fala sério

Íris Martins disse...

Márcio Borges, meu nome é Íris Martins, sou estudante de Jornalismo e assistí à sua palestra sobre a publicidade e o jornalismo na Era digital na Universidade Estácio de Sá com o Sérgio Prazeres, Hugo Santos e Rodrigo Menezes. Parabéns pelo conhecimento e inteligência. Tenho divulgado alguns endereços que você nos passou, como os filmes do Youtube, entre meus colegas, pois a abordagem sobre o assunto tecnologia e o futuro do jornalismo tem sido constantemente abordado em sala de aula.
Boa sorte e força sempre!